11 abril 2018

Desafio #5 Propaganda Silenciosa, SHH!



  




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"it seems to me you should use their language, the language in which they think" 


Para o quinto desafio da disciplina, fomos coagidos psicologicamente a criar storyboard de uma campanha em vídeo incentivando a adoção de crianças surdas. Com a campanha, era necessário, também, criar a identidade visual da campanha. Neutro.

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Em 45 minutos, durante a aula, não consegui desenvolver o logo. Perdi muito tempo pensando uma abordagem criativa e instigante para a campanha. Foi difícil, pois o exemplo mostrado como referência era bastante criativo, então me senti intimidada. No entanto, respirei fundo e pus a MERDA para funcionar.

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Queria transmitir uma mensagem sem apelo à surdez, apesar de ser importante deixar claro que trata-se de um incentivo à esse nicho específico. Daí pensei: "Por que é necessária uma campanha de incentivo à adoção de crianças surdas? Por que não, qualquer criança?". Porque existe um estigma de que a barreira da linguagem é um desafio muito grande. Portanto, para essa campanha, optei por transmitir a mensagem de que o maior desafio da adoção vai muito além da linguagem, pois uma criança surda vive as mesmas coisas que qualquer criança, independente de cor, gênero, língua, enfim.

Segue abaixo a foto do storyboard:



A solução encontrada foi criar uma história curtinha que seria contada por cortes de várias cenas rápidas que retratassem momentos marcantes da vida de alguém, como as primeiras palavras, o primeiro dia na escola, o primeiro beijo, o casamento... E, ao longo do desenvolvimento do conceito, pensei em criar uma narrativa em que um casal adotaria uma criança surda e durante, esses momentos, eles estariam acompanhando de perto, até que seu filho cresce, se casa e engravida a esposa. No entanto, a esposa perde seu filho, e no final, o pai incentiva o filho à adoção, inclusive no mesmo canto em que foi adotado. Para encerramento, uma nova família teria sido criada.



Em resumo, adotar uma criança é uma aventura emocionante. <3